terça-feira, 17 de julho de 2012

Estação de Tratamento de Esgoto em SJP.


Estação trata o esgoto de todo o Parque de SJP antes de lançá-lo ao rio - Fotos: Sergio Sabino
O Complexo de Educação Ambiental do Horto Municipal, em São José dos Pinhais, ficou completo com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e o novo Jardim das Sensações.
A estação experimental faz o tratamento de esgoto de todo o Parque de São José dos Pinhais, incluindo banheiros públicos, área administrativa do Horto e Batalhão de Polícia Ambiental, explica Izabella Brito, bióloga e chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Primeiro, a estação separa a água da matéria sólida; depois a água recebe tratamento químico para matar micro-organismos e a parte sólida é transformada em compostagem para adubo. “Nós utilizamos nesta estação a tecnologia do lodo ativado, que não necessita de grandes estruturas. Somente após este tratamento é que a água volta para o rio”, detalha.
O passeio das escolas do município ao Horto Municipal é um programa completo de educação ambiental. “As crianças vêm com o ônibus a biodiesel, conhecem a produção de mudas no Horto, exploram os sentidos no Jardim das Sensações e entendem a importância do saneamento na Estação de Tratamento de Esgoto”, detalha Izabella. As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebem curso de capacitação para treinamento operacional da estação.
Com a tecnologia do Iodo Ativado, Estação de Tratamento funciona em estrutura pequena
Com a tecnologia do Iodo Ativado, Estação de Tratamento funciona em estrutura pequena
A secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira, explica que o treinamento serve para capacitar todos os funcionários do Horto sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto durante as visitas ao complexo de educação. “Todos saberão explicar às escolas e aos visitantes como funciona a estação, como parte do passeio ecológico. A estação de tratamento une o saneamento local com a educação ambiental”, detalha.
As escolas que agendarem visitas ao Horto terão as crianças levadas pelo Ônibus Ecológico, movido a biodiesel.  Além do translado até o Horto, o ônibus também é parte de uma ação com escolas em que os alunos recebem orientações sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha e de como ele pode ser reaproveitado.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente tem projeto para estender os pontos de coleta a todas as escolas e incentivar que os alunos tragam o material através de um concurso. A escola que arrecadar a maior quantidade de óleo no mês poderá levar os alunos a um passeio com o ônibus movido a biodiesel a qualquer local que escolherem, em São José dos Pinhais ou na Região Metropolitana de Curitiba.
Visitas
A agenda de visitas do Horto Municipal está aberta. Para agendar uma visita da sua escola, basta ligar para 3398-2762. O Horto Municipal fica aberto de terça à sexta-feira para visitas do público, sem necessidade de agendamento.

Fonte: Prefeitura

0 comentários: