terça-feira, 17 de julho de 2012

São José dos Pinhais, a pequena grande cidade.


São José dos Pinhais, uma cidade dormitório, onde exportava mão de obra para a capital, poucas indústrias, comércios pequenos e predomínio econômico baseado na imensa área rural. Essas eram as características de São José dos Pinhais da metade do século passado, cidade pacata, tranquila com cara de vila. Há 52 anos atrás a população de São José dos Pinhais era de exatamente 28.888 habitantes (censo IBGE - 1960), baseado nos dados do ultimo censo (2010), a população da cidade é de 254.556 habitantes, um crescimento de aproximadamente 881%.
São José dos Pinhais de hoje é bem diferente do recente passado, hoje abriga um comercio sólido, área rural referencia na produção de Hortifrutigranjeiros e orgânicos, parque industrial consolidado, não exporta mais mão de obra para a capital, hoje importa trabalhadores.
Atualmente a cidade abriga Fábricas como Volkswagen – Audi, Renault e Nissan, Montana, Argo (maior fabricante de maquinário agrícola do mundo), O Boticário, Companhia Providência, Britânia, Nutrimental, Sysmex (líder mundial em automatização de processos analíticos), Cequipel, Grupo Super Muffato (maior do Paraná), Grupo Condor (5º maior da região sul e 12ª posição no ranking nacional), Mercadorama (pertencente ao grupo Wal-Mart, 3ª maior rede de supermercados do Brasil) e centro de distribuição da maior rede varejista do país (Casas Bahia).
É referencia na produção de orgânicos  “1ª Posição da região metropolitana de Curitiba na produção de hortículas – Fonte: CEASA/PR – 2005”.
Localização privilegiada, a apenas 15 km do centro da capital paranaense, é sendo sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, cortado pela BR 376 com saída para o Sul do país (posição privilegiada para o Mercosul), BR 277 com saída para o Porto de Paranaguá (o maior porto do sul do Brasil) e pela BR 116 com interligação a São Paulo e Porto Alegre.
Essa é a cara da nossa cidade hoje, que coleciona conquistas como destaque.

1 - 3º Pólo automotivo do país – Fontes: PMSJP (Observatório da Informação) e ANFAVEA - 2005

2- 3ª Maior arrecadação de ICMS do Paraná (Curitiba e Araucária) – Fonte: Gazeta do Povo - 2005

3 - 3º Maior PIB entre os 10 maiores do estado do Paraná e ocupa a posição de número 46 no ranking nacional – Fonte: Gazeta do Povo - 2005

4 - 3ª Maior exportadora do Paraná (Paranaguá, Curitiba) – Fonte: Gazeta do Povo - 2005

5 - 15ª Maior exportadora do País – Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior  - 2005


6 - 4ª Maior taxa de crescimento de emprego do estado do Paraná – Fonte: Jornal Metrópole de São José dos Pinhais - 2005;

7 - 75ª Cidade entre as 100 melhores do país para viver e trabalhar – Fonte: FGV/RJ – Revista Você S/A - 2006

O espantoso crescimento populacional da cidade, que em apenas 15 anos, foi de 56% cobra um preço, e medidas realizadas pelo poder publico municipal ao longo dos anos, muitas vezes não são suficientes. Como toda grande cidade São José dos Pinhais enfrenta problemas, e hoje o maior desafio da cidade não é mais ser saudável economicamente, mas sim saudável no quesito qualidade de vida.

Fonte: Leonardo Costa  
Referência: http://blogdoleonardocosta.blogspot.com.br/2012/06/da-pequena-potencia-sao-jose-dos.html

0 comentários: